Enquanto uma exposição é um formato conhecido e consolidado, do qual todos sabem bem o que esperar, ocupação é um termo recente, usado para definir um uso múltiplo e pouco delimitado de um espaço, que por definição, aceita e busca uma interação mais fluida e natural entre lugar, artista, e público, a partir da qual muita coisa pode acontecer, abrindo espaço para o inesperado.
Entre o visível e o invisível, pretende ser as duas coisas, tanto uma ocupação, colocando em cena a multiplicidade de ações de uma artista no recolhimento de seu próprio atelier, agora colocado em uma área à vista de quem adentrar o espaço, quanto uma exposição que mostra trabalhos prontos, porém mostra também o trabalho em andamento incluindo suas diversas etapas, sejam estudos, escritos, documentação, além da própria realização do trabalho, tornando visíveis aspectos normalmente invisíveis do fazer de um artista.
No senso comum a arte é vista como um resultado, muitas vezes reduzida aos seus aspectos meramente decorativos, mas na realidade é muito mais do que isso. A arte é um processo humano complexo e profundo que envolve a elaboração da vida e do mundo, seja para quem a faz, seja para quem a vivencia, em qualquer das suas modalidades, música, dança, cênicas, plásticas em múltiplas expressões.
Entre 14 de fevereiro e 21 de abril de 2023, a artista Celaine Refosco, pintora e desenhista, residente em Pomerode, deixa o recolhimento de seu atelier e transfere suas ações cotidianas para a Galeria Municipal de Arte Erwin Teichmann, buscando preencher o espaço não apenas com os resultados dos seus tantos anos de trabalho, mas sobretudo disposta a preenche-lo com sua presença e com seu processo.
Com o processo de feitura da arte, mas também
e mais, com o desenvolvimento de pensamento,
de vivência de cada traço e pincelada, com o despertar da vontade, da construção do entendimento, com vida, com luz e arte.
Disposta também ao inesperado propiciado pela
interação com o desconhecido. A vida está muito
nas interfaces, entre os limites. Como a semente
que germina numa fresta de asfalto, surgindo com vigor de onde nada se espera, assim é a arte.
Importante que artista e público entendam o que
se constrói enquanto a arte se faz. Desta forma
poderemos perceber que arte é mais do que
o resultado executado. Há uma grande e importante parte invisível na produção de um artista. A humanidade se constrói nestes processos.
Colab
Imagens
Celaine Refosco